Imigração e mercado de trabalho
Ministerio da Segurança Social e do Trabalho. Departamento de Estudos, Prospectiva e Planeamento
DEPP. CIDES - Lisboa
2002
VII, 277 p.
community development ; immigration ; immigration policy ; labour market ; migration
Cadernos sociedade e trabalho
2
Migration
Portuguese
972-704-218-X
14.09-56141
"A estruturação e o funcionamento do mercado de trabalho evidenciam hoje um conjunto de características resultantes da forte presença dos imigrantes na economia portuguesa (os imigrantes legais representam actualmente oito por cento da população activa), transformando Portugal, historicamente um "país de partida", num país de chegada.
As alterações, entretanto, produzidas no enquadramento jurídico-legal (legalização de estrangeiros, reforço da inspecção de trabalho, ...), tem constituído terreno de actuação das políticas públicas (emprego, formação, trabalho e relações laborais, nomeadamente), ao mesmo tempo que são já objecto material significativo para o estudo de académicos e outros peritos.
Sob este pano de fundo os Cadernos SOCIEDADE e TRABALHO organizaram um Número dedicado às diversas vertentes da problemática da Imigração e Mercado de Trabalho, o qual é agora publicado. Este número reúne materiais recolhidos no último trimestre de 2001 da autoria de especialistas nacionais e estrangeiros, académicos e responsáveis políticos que se têm dedicado à investigação e intervenção pública, nos domínios da imigração, do mercado de trabalho, da integração social e da cidadania."
Paper
The ETUI is co-funded by the European Union. Views and opinions expressed are however those of the author(s) only and do not necessarily reflect those of the European Union or the ETUI.